Significado e contexto histórico da frase Veni. Vidi. Vici.
A frase latina Veni. Vidi. Vici. foi atribuída a Julius Caesar que, após dura batalha, escreveu ao Senado Romano anunciando a sua conquista. Em português ela costuma ser traduzida para "Vim, vi e venci" e no inglês a tradução mais frequente é "I came, I saw, I conquered".
Contexto histórico da frase Veni. Vidi. Vici.
A frase Veni. Vidi. Vici. foi usada por Julius Caesar para se referir a vitória do seu exército sobre Farnaces II, rei do Ponto, em 47 a.C.
A oração pode ter duas interpretações distintas: por um lado pode ser lida como uma celebração de Julius Caesar, que de fato saiu vitorioso da batalha, por outro lado a frase pode ser lida como uma ameaça, uma maneira de Julius Caesar proclamar a potência do seu exército.
Quem foi Julius Caesar?
Gaius Julius Caesar foi um importante líder político e militar. Filho de Gaius Ceasar e Aurélia, nasceu em 12 de julho 100a.C., em Roma. Sua família era bastante respeitada e seu tio, Gaius Marius, possuía bastante influência política.
Aos 16 anos, Julius Caesar perdeu o pai e passou a ajudar a mãe a criar suas duas irmãs. Dois anos mais tarde, casou-se com Cornélia e teve uma filha chamada Júlia.
Conhecido pela sua inteligência estratégica e por sua educação privilegiada, Julius Caesar contribuiu para a expansão do império romano. Devido as suas conquistas bélicas, foi considerado um dos principais líderes militares do mundo.
Também foi celebrado como orador e escreveu alguns livros, diários e poemas.
Sobre a vida pessoal do líder
Conta-se que Julius Caesar foi amante de Cleópatra. Há quem diga também que o líder era bissexual e tenha vivido um caso com o rei Nicomedes IV da Bitínia.
Outra curiosidade diz respeito ao corte de cabelo, reza a lenda que Julius Caesar tinha vergonha da sua calvície, por isso possuía um corte de cabelo diferente. Até hoje os cabeleireiros usam a expressão "Caesar haircut".
No calendário, o mês de julho foi assim chamado em homenagem a Julius Caesar.
Conheça também