Sátira afiada e risadas garantidas: esse filme sueco é ideal para quem busca por humor inteligente

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos filmes de grande repercussão em sua estreia foi Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness), roteirizado e dirigido por Ruben Östlund.

Combinando humor sagaz com fortes críticas à elite global, o longa é uma experiência interessante para quem está em busca de comédias inteligentes que geram reflexões.

Lançado em 2022, está disponível para alugar no Google Play e na Prime Video.

Uma história sobre riqueza, desigualdade e os absurdos impostos pela elite

A narrativa gira em torno de Carl e Yaya, um casal jovem e bonito que está em viagem em um cruzeiro luxuoso com excêntricos bilionários.

Cena do filme Triângulo da Tristeza

Os dois atuam como modelos e influenciadores e buscam resolver seus conflitos como casal. Tudo parece ir muito bem, um verdadeiro paraíso. Até que de repente a realidade se transforma, tornando a viagem um pesadelo absurdo e expondo as extravagâncias, superficialidades, comportamentos irracionais e hipócritas daquelas pessoas endinheiradas.

Com personagens pensados para representarem aspectos distintos da sociedade contemporânea, o filme aborda temas espinhosos e coloca o dedo na ferida da grande elite. Os personagens muita vezes são caricatos, o que não tira o mérito do filme e escancara as incoerências e contradições, expondo uma hierarquia social injusta e opressora.

Outros temas tratados no longa são a futilidade e ilusão das redes sociais, o egoísmo da elite em situações de crise, a opulência e decadência moral dos ricos, o rancor e busca por vingança das classes baixas.

A habilidade em trazer o humor para os comportamentos ridículos da classe alta são um ponto alto na produção.

Cena de Triângulo da Tristeza

Elenco e reconhecimento da crítica

O elenco traz atuações memoráveis que contribuíram para o impacto causado pelo filme. Nomes como Harris Dickinson, Charlbi Dean e Woody Harrelson estão presentes nos papéis mais importantes.

Uma triste curiosidade é que a atriz sul-africana Charli Dean (que interpretou Aya) faleceu pouco depois das gravações, vítima de uma infecção bacteriana severa.

A produção recebeu enorme reconhecimento da crítica e do público, vencendo diversos festivais e prêmios, entre eles a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2022 e o EFA (European Film Awards).

Ficha técnica

Filme Triângulo da Tristeza (Triangle os Sadness)
Ano 2022
Direção Ruben Östlund
Roteiro Ruben Östlund
Elenco
  • Harris Dickinson como Carl
  • Charlbi Dean Kriek como Yaya
  • Dolly de Leon como Abigail
  • Zlatko Burić como Dimitry
  • Woody Harrelson como Capitão
  • Vicki Berlin como Paula
  • Henrik Dorsin como Jarmo
  • Carolina Gynning como Ludmilla
País Suécia, França, Grécia, Dinamarca
Gênero Comédia Dramática
Duração 142 minutos
Classificação 14 anos
Principal Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.