Premiado em Cannes e aclamado pela crítica, esse filme na Netflix vai te fazer refletir e se emocionar

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 3 min.

Está disponível na Netflix um dos filmes mais tocantes de 2022. Aclamado pela crítica e vencedor no Festival de Cannes, o longa-metragem Close, do cineasta belga Lukas Dhont é uma história emocionante e sensível.

A trama apresenta de forma delicada questões complexas sobre amadurecimento, expectativas sociais, masculinidade, bullying, traumas e a busca por superação.

Léo e Remi são dois garotos de 13 anos que cultivam uma profunda amizade. Cumplicidade e intimidade fazem parte da dinâmica relacional que se construiu entre eles desde a infância.

No entanto, algo muda quando os garotos ingressam em uma nova escola. Agora eles precisarão lidar com o julgamento alheio e com as expectativas que recaem sobre a masculinidade.

Pontos de destaque do filme

Inocência da pré-adolescência

Amadurecer não é uma tarefa fácil. A pré-adolescência, momento em que deixamos a infância e caminhamos em direção à vida adulta, costuma ser um período de muitos conflitos e busca por definir uma identidade.

Na trama, vemos a inocência desses amigos ser abalada por conta da homofobia. O que antes era puro e terno, revelando um amor genuíno, aos poucos se transforma, gerando consequências irreparáveis.

Detalhes e silêncio revelador

Em Close, os detalhes são muito bem trabalhados, cada cena apresenta elementos singulares que nos ajudam a adentrar na narrativa.

Ao invés de investir em grandes diálogos, o filme se concentra nos silêncios dos personagens, oferecendo brechas para que o expectador mergulhe no universo daqueles amigos, de suas famílias, de seus sonhos e emoções.

Leitura das emoções através do olhar

Por conta desse silêncio presente na narrativa, um dos elementos que se torna de extrema importância é o olhar.

Os personagens se comunicam uns com os outros através do olhar e transmitem ao público parte das emoções e sentimentos que nem mesmo eles sabem definir.

Eden Dambrine, o ator que interpreta Léo, consegue demonstrar com sensibilidade a alegria, entusiasmo, sofrimento e confusão emocional do personagem através da maneira como olha ao seu redor, o que fica explícito no cartaz de divulgação do filme.

Cartaz do filme Close.
Cartaz do filme

Ficha Técnica

Título Original Close
Direção Lukas Dhont
Roteiro Lukas Dhont, Angelo Tijssens
Elenco
  • Eden Dambrine como Léo
  • Gustav De Waele como Rémi
  • Émilie Dequenne como Sophie
  • Léa Drucker como Nathalie
  • Igor Van Dessel como Charlie
  • Kevin Janssens como Peter
  • Léon Bataille como Baptiste
  • Marc Weiss como Yves
Gênero Drama
Ano 2022
Duração 104 minutos
País Bélgica, França, Holanda
Idioma Francês
Sinopse Léo e Rémi são dois amigos inseparáveis desde a infância. Eles compartilham tudo, desde segredos até sonhos para o futuro. No entanto, à medida que crescem, a amizade deles é testada pelas expectativas da sociedade e pelas pressões da adolescência.
Prêmios
  • Selecionado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022
  • Vencedor do Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes 2022
  • Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023
Onde Assistir Netflix
Classificação Indicativa 12 anos


Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.