15 melhores livros para adolescentes e jovens que são imperdíveis
A adolescência e o começo da vida adulta podem ser fases bastantes confusas, onde estamos mergulhados e mergulhadas em sentimentos contraditórios, enquanto buscamos firmar uma personalidade.
Nesse momento, é bacana entrar em contato com histórias em que se tenha uma identificação ou que questionem as crenças e valores construídos até então.
Por isso, a literatura se constitui em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e autoconhecimento. Pensando assim, selecionamos 15 livros imperdíveis para qualquer adolescente e jovem adulto.
1. Heartstopper, de Alice Oseman
Uma obra que vem fazendo sucesso entre o público jovem é a série de quatro volumes Heartstopper, de Alice Oseman
Lançados em 2021, os livros contam a história de Charlie e Nick, dois garotos bem diferentes, mas que aos poucos descobrem o amor.
Esse é um romance que trata da sexualidade com leveza e bom humor.
2. A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard
Em A Rainha Vermelha, Victoria Aveyard cria um mundo fantasioso onde os poderosos têm sangue prateado e o resto da humanidade tem sangue vermelho.
Mare Barrow, a protagonista, é uma garota comum de sangue vermelho. Após uma drástica mudança em sua vida, Mare se vê trabalhando diretamente para os prateados, dentro do palácio. É a partir de então que ela descobre que também possui uma misteriosa habilidade.
Uma leitura rápida e dinâmica que fala sobre poder, justiça, desigualdade e inteligência.
3. Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector
Lançado por Clarice Lispector em 1971, o livro reúne 25 textos da autora produzidos entre o final dos anos 60 e início dos anos 70.
Sua escrita é geralmente considerada “difícil”, mas para aqueles jovens que gostariam de iniciar nesse maravilhoso universo “clariceano”, esse é o ponto de partida!
São crônicas, contos e ensaios que abordam diversos temas, como a adolescência, o amor, a família e reflexões existenciais.
4. O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
O Mundo de Sofia figura entre os livros mais lidos por adolescentes há vários anos. Publicado pelo norueguês Jostein Gaarder em 1991, a narrativa acompanha Sofia, uma garota de 14 anos, em suas descobertas pelo universo da filosofia ocidental.
O autor consegue de maneira brilhante combinar ficção e conceitos mais “complexos” do pensamento filosófico, de modo capturar os leitores e leitoras, tanto que a obra já foi traduzida para mais de 60 idiomas.
5. Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie
A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é uma das maiores escritoras recentes do continente africano.
Com uma escrita contundente, a autora cria histórias capazes de cativar pessoas de todas as idades, inclusive jovens.
Em Hibisco Roxo temos Kambili, uma adolescente de 15 anos em crise com o contexto religioso e familiar em que está inserida. Seu pai, um homem de sucesso na indústria, é extremamente cristão e acaba por renegar parte da família ligada às tradições locais.
Mesclando ficção e elementos autobiográficos, Chimamanda apresenta uma Nigéria atual, mostrando suas riquezas e contradições.
6. Coraline, de Neil Gaiman
Os fãs de histórias levemente macabras e aterrorizantes, com certeza vão gostar de Coraline. O livro foi escrito pelo britânico Neil Gaiman e teve a primeira publicação em 2002.
Coraline é uma menina que está cansada de sua vida e de sua família. Ela então descobre um portal e vai parar em outra dimensão, onde tem outros pais e vizinhos e tudo é muito estranho.
Lá, coisas bizarras acontecem e ela precisará ter muita coragem e confiar em sua intuição para conseguir sair desse mundo.
Esse é um livro de ficção, fantasia e terror infanto-juvenil que ganhou uma versão em animação nos cinemas, que também fez muito sucesso.
7. Me Chame Pelo Seu Nome, de André Aciman
Elio é um adolescente que está passando as férias na casa de praia dos seus pais na costa italiana.
O pai, escritor, recebe a visita de Oliver, um jovem aprendiz literário, que está no lugar para ajudá-lo como assistente. No início, Elio e Oliver não se dão bem, mas em pouco tempo surge uma conexão entre eles e depois uma paixão.
O livro trata de temas importantes como o descobrimento do amor e a perda, além da homossexualidade, de maneira leve e positiva.
Foi escrito pelo egípcio André Aciman e em 2018 um filme foi lançado baseado no romance.
8. A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak
Um livro de sucesso entre o público adolescente é A menina que roubava livros, do australiano Markus Zusak. O romance chegou ao Brasil em 2007, dois anos depois de seu lançamento.
A narrativa acontece na Alemanha nazista, no final da década de 30 e início da década de 40. Acompanhamos Liesel Meminger, uma garota de 10 anos que, ao ficar órfã, passa a morar com outra família.
Liesel é apaixonada por literatura e encontra um mundo mágico nos livros. Assim, começa a roubar livros nas casas das pessoas.
Outra personagem essencial é a própria Morte, que visita a garota e narra a história.
9. Ninguém Vira Adulto de Verdade, de Sara Andersen
Nessa história em quadrinhos da norte-americana Sarah Andersen, a vida adulta é mostrada com ironia, bom humor e uma dose de tragédia.
Seu trabalho se tornou conhecido no Facebook, onde alcançou um enorme número de pessoas que se identificavam com a personagem. Assim, em 2016 a escritora lançou o livro.
Assuntos importantes, principalmente para jovens adultos, como aceitação, relacionamentos, autoestima e motivação são tratados com sinceridade.
10. Persépolis, de Marjani Satrapi
A iraniana Marjani Satrapi conta em forma de HQ sua infância complicada no Irã após a tomada do poder pelo regime fundamentalista xiita, que impôs várias regras e proibições.
Ela, vinda de uma família moderna e politizada, sente na pele as mudanças. Por isso, seus pais a enviam para a Europa na adolescência.
Marjani ainda retorna ao Irã, mas depois se instala finalmente na França.
Essas indas e vindas, o sentimento de inadequação e a realidade política e social iraniana estão lindamente registrados nessa divertida e contundente obra.
11. Kindred - Laços de Sangue, de Octavia Butler
Escrito nos anos 70 pela norte-americana Octavia Butler, esse não é necessariamente um livro para adolescentes, mas pode ser uma leitura muito interessante para jovens adultos.
A autora é uma das primeiras mulheres a escrever ficção científica e tratar de viagens no tempo.
Com uma escrita dinâmica e envolvente, somos transportados para o mundo de Dana, uma mulher negra vivendo nos anos 70 nos EUA.
De repente ela começa a sofrer com desmaios que a levam para o final do século XIX em uma fazenda escravagista no sul de seu país. Lá, ela terá que lidar com inúmeros obstáculos para se manter viva.
Um livro essencial que fala sobre racismo estrutural e história de uma forma emocionante.
12. Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, de Jennifer Mathieu
Esse é um livro pensado para meninas adolescentes, abordando o feminismo por uma perspectiva de empoderamento e luta.
Foi lançado em 2018 por Jennifer Mathieu e conta sobre Vivian, uma garota cansada de passar situações desagradáveis e machistas em sua escola. Assim, ela resgata o passado de sua mãe, que já havia lutado na causa feminista, e faz um fanzine.
Ao distribuir anonimamente o fanzine, a garota não imagina que faria tanto sucesso e que começaria uma verdadeira transformação no colégio.
O livro ganhou uma adaptação para os cinemas e está disponível na Netflix.
13. Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Considerado um dos melhores romances da literatura brasileira atual, Torto Arado, do baiano Itamar Vieira Junior, é um livro cativante também para jovens.
A trama se passa no sertão nordestino e acompanha o drama das irmãs Bibiana e Belonísia, marcadas por um acontecimento na infância que transforma suas vidas.
Vencedor de prêmios importantes, o livro se tornou um best seller, sendo uma ótima maneira de refletir sobre temas como a escravidão contemporânea, as opressões e a luta por sobrevivência.
14. Maus, de Art Spiegelman
Essa é mais uma história em quadrinhos no estilo grafic novel que merece ser lida por todo jovem adulto.
Lançado por Art Spiegelman em duas partes no fim dos anos 80 e começo dos 90, Maus conta a triste história de luta e persistência de Vladek Spiegelman, o pai do escritor, que sobreviveu a um campo de concentração.
Na trama, os judeus são retratados como ratos, enquanto os alemães nazistas são gatos e os poloneses são porcos.
Vencedor do prêmio Pulitzer em 1992, essa é uma obra que se tornou um verdadeiro clássico.
15. Batalha!, de Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr.
Escrito por Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr., esse é um livro que trata do cotidiano das periferias brasileiras e de temas como o racismo, a opressão policial, o tráfico e a desigualdade social. Entretanto, também mostra como jovens encontram na arte suporte para o enfrentamento desses enormes desafios.
Um livro que todo adolescente deve ler, independente de sua realidade, pois mostra de maneira cativante o crescimento pessoal de cada personagem, suas descobertas na adolescência e relações com o coletivo.
Você também pode se interessar: