Os 12 melhores livros de suspense que você precisa conhecer
Nada como uma boa história de mistério para captar a sua atenção e prender você até ao final! Neste conteúdo, vamos reunir indicações de alguns dos melhores livros de suspense de todos os tempos, vindos de várias partes do mundo.
Se você é fã de narrativas que brincam com os nervos e deixam o coração acelerado, estas são as nossas sugestões de obras que precisa conhecer:
1. Garota Exemplar (2012)
Garota Exemplar é um livro da escritora norte-americana Gillian Flynn (1971) que atingiu uma grande popularidade internacional com a adaptação cinematográfica de 2014.
Trata-se de uma história de suspense que lida com temáticas como os relacionamentos e a vingança. No dia do quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e descobre que a esposa, Amy, sumiu sem deixar rastro.
O caso se torna muito popular na mídia e o público começa a desconfiar que Amy terá sido assassinada, apontando o marido como principal suspeito.
Confira também a análise detalhada do filme Garota Exemplar.
2. Caixa de Pássaros (2014)
O primeiro livro do músico norte-americano Josh Malerman, Caixa de Pássaros fez um enorme sucesso e foi adaptado para o cinema em 2018, num longa-metragem distribuído pela Netlix.
A obra de suspense e terror psicológico é contada na perspectiva de Malorie, uma mulher que sobrevive com os dois filhos num cenário apocalíptico, no qual a maioria da população enlouqueceu depois de ter visto alguma coisa.
Assolados pelo medo, eles precisam se deslocar para algum lugar onde possam ficar seguros, mas a jornada é ainda mais arrepiante quando você não sabe do que está fugindo...
3. O Silêncio dos Inocentes (1988)
Eternizado pelo filme homônimo de 1991, O Silêncio dos Inocentes é um livro do norte-americano Thomas Harris (1940).
Este é o segundo livro da famosa saga que tem Dr. Hannibal Lecter, o terrível canibal, como figura central da narrativa.
Desta vez, o psicopata está internado num hospício de segurança máxima e é visitado por Clarice Starling, uma agente do FBI que precisa do seu auxílio para desvendar o caso de um outro assassino em série.
4. Assassinato no Expresso Oriente (1934)
Agatha Christie (1890 — 1976), a célebre escritora britânica, é um nome crucial no mundo dos romances policiais, tendo ficado conhecida como a "Rainha do Crime".
Entre as mais de 60 obras do gênero que a autora publicou, escolhemos destacar o clássico Assassinato no Expresso Oriente, um livro que tem arrepiado várias gerações de leitores.
A narrativa faz parte da série literária protagonizada pelo detetive Hercule Poirot e foi inspirada num caso real que aconteceu nos Estados Unidos da América. Durante uma noite de neve, o trem fica parado nos seus trilhos e, na manhã seguinte, surge a descoberta: um dos passageiros foi assassinado misteriosamente.
5. O Iluminado (1977)
O Iluminado é uma das obras-primas de Stephen King (1947), sendo também um dos seus livros mais famosos e assustadores. O romance de terror psicológico e suspense terá sido inspirado em elementos da vida do autor, como o isolamento e a luta contra a dependência do álcool.
Jack é um escritor em declínio que aceita tomar conta de um hotel no meio das montanhas, totalmente afastado da civilização. O homem se muda com a mulher e o filho para o edifício que esconde um passado arrepiante e, aos poucos, começa a se tornar cada vez mais violento e descontrolado.
A história já faz parte do nosso imaginário coletivo e foi imortalizada pela adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson no papel principal.
Confira também os melhores livros de Stephen King.
6. Você (2014)
Você é um romance de thriller, escrito por Caroline Kepnes (1976), que tem obtido um enorme êxito internacional, estando já traduzido para 19 idiomas.
A narrativa a contada a partir da perspectiva do protagonista, Joe Goldberg, um homem que trabalha numa livraria e vive uma vida solitária. Tudo muda quando Guinevere Beck, uma jovem escritora, entra no espaço em busca de um livro.
De forma imediata, Joe fica obcecado por ela e vira seu stalker. Alguém perigoso, ele é um homem extremamente inteligente e manipulador, capaz de tudo para conquistar o objeto da sua paixão...
7. A Sombra do Vento (2001)
A Sombra do Vento é um romance de suspense escrito pelo espanhol Carlos Ruiz Zafón (1964) que bateu vários recordes de vendas. A história é passada na cidade de Barcelona e protagonizada por Daniel, um garotinho que começou a perder as lembranças da mãe falecida.
É aí que o seu pai lhe mostra um local chamado Cemitério dos Livros Esquecidos, uma estranha biblioteca abandonada. Daniel desenvolve um fascínio por uma das obras que encontra lá, intitulada A Sombra do Vento.
Intrigado, ele percebe que aquele pode ser o último exemplar do misterioso livro, já que alguém tem se dedicado a queimar todas as cópias.
8. Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2005)
Os Homens que Não Amavam as Mulheres é o primeiro volume da série literária Millennium, escrita pelos autores suecos Stieg Larsson (1954—2004) e David Lagercrantz (1962).
A saga é centrada na figura de Lisbeth Salander, uma investigadora rebelde, cujos métodos são tudo menos convencionais. No primeiro livro, ela procura o paradeiro de Harriet Vanger, uma jovem herdeira que está desaparecida há muito tempo.
Embora se acredite que Harriet tenha sido assassinada, o seu tio continua recebendo uma flor em todos os seus aniversários, uma antiga tradição que mantinha com a sobrinha. A narrativa foi adaptada para o cinema em 2011, quando se popularizou ainda mais.
9. Pequenas Grandes Mentiras (2014)
Pequenas Grandes Mentiras é o segundo livro da autora australiana Liane Moriarty (1966) e uma obra de grande visibilidade internacional, principalmente depois da sua adaptação televisiva em 2017.
A narrativa segue as vidas atribuladas de três mulheres: Madeline, Celeste e Jane. Os seus caminhos se cruzam no colégio onde os filhos estudam e elas criam uma grande amizade.
Apesar da aparência de normalidade de todas aquelas famílias, cada um delas esconde mentiras e segredos macabros. Quando um membro da Associação de Pais morre misteriosamente, vamos conhecendo a verdade por trás de todos os personagens e percebendo que ninguém é o que parece.
10. Tempo de Matar (1989)
John Grisham (1955) é um dos autores norte-americanos mais lidos pelo mundo, com obras traduzidas para mais de 40 línguas.
Tempo de Matar, uma das maiores obras do autor, foi o seu primeiro livro e recebeu uma adaptação cinematográfica em 1996. A narrativa policial e de suspense segue a história de Carl Lee Hailey, um homem cuja filha de 10 anos é violentada por dois predadores racistas.
No meio da fúria, da tensão racial e de um sistema legal corrupto, Carl decide fazer justiça pelas próprias mãos.
11. Sobre Meninos e Lobos (2001)
Sobre Meninos e Lobos foi a obra que lançou Dennis Lehane (1966) para a fama internacional, depois da adaptação cinematográfica de Clint Eastwood, lançada em 2003.
A história aterradora gira em torno de três garotos vindos de famílias desfavorecidas: Sean, Jimmy e Dave. Suas vidas ficam marcadas pelo trauma, quando um deles é sequestrado e sofre terríveis abusos.
Os personagens acabam seguindo caminhos opostos; muitos anos mais tarde, eles voltam a se encontrar, por causa de um novo crime.
12. No Bosque da Memória (2007)
No Bosque da Memória, o primeiro livro da irlandesa Tana French (1973), foi um grande sucesso de vendas, lançando a escritora para a fama.
O mistério é protagonizado por dois policiais que investigam o assassinato de uma menina de 12 anos, Katy Devlin, que é encontrada na floresta.
Um dos agentes, Rob, viveu um episódio sinistro naquele mesmo local durante a infância, quando os seus amigos sumiram na floresta. Traumatizado, ele precisa lutar contra a amnésia para compreender o caso.