27 melhores filmes para assistir na Netflix em 2024

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 14 min.

Se você é um entusiasta de cinema, então aproveite a sorte dos novos tempos para assistir de casa filmes incríveis na Netflix. Com um catálogo enorme e variado, é fácil se perder entre tantas opções: dramas, comédias, documentários, animações...

Pensando em te dar uma mãozinha, preparamos uma lista com grandes sugestões que estão disponíveis na plataforma de streaming.

1. Shirley para Presidente (2024)

Essa é uma produção que conta a história real de Shirley Chisholm, a primeira mulher negra a conseguir se eleger para o Congresso norte-americano.

O filme, dirigido e roteirizado por John Ridley, retrata um período específico da vida de Shirley, quando ela concorreu à presidência dos EUA, em 1972. Sua persistência e luta contra o machismo e o racismo foram um exemplo e estão bem presentes nesse longa que vale a pena ser visto.

2. Donzela (2024)

Trailer:

Esse filme de ação e aventura promete deixar os espectadores vidrados na tela. Dirigido por Juan Carlos Fresnadillo, o longa traz a história de Elodie, uma princesa que aceita se casar com um belo príncipe.

Mas, diferente das contos de fadas onde a moça é salva pelo príncipe, aqui ela é jogada em uma caverna com um dragão como sacrifício. Assim, a donzela terá que ser muito corajosa e destemida se quiser salvar a si mesma.

3. A Sociedade da Neve (2024)

Trailer:

Aqui acompanhamos o drama das vítimas do acidente aéreo ocorrido em 1972 nos Andes no Uruguai. A história verídica já havia sido contada no filme norte-americano Vivos, de 1992.

A nova produção é assinada pelo cineasta espanhol J.A Bayona e adaptada do livro de Pablo Vierci.

Nela, mergulhamos na dura luta pela sobrevivência de um grupo de jovens que, após a queda do avião em que estavam, precisam tomar decisões extremas para continuarem vivos e serem resgatados após 72 dias na neve.

4. O Mundo Depois de Nós (2023)

Trailer:

Leave the World Behind é o nome original desse filme dirigido por Sam Esmail que traz Julia Roberts em um papel de destaque.

Integrando o catálogo da Netflix no final de 2023, o filme apresenta um mundo distópico onde a tecnologia é a principal inimiga da humanidade.

Suspense e drama tomam conta da tela durante os 140 minutos de duração. Aqui, vemos uma família que resolve curtir as férias em um lugar aparentemente incrível, em um airbnb que é uma mansão.

Mas o clima muda e se transforma em um verdadeiro pesadelo quando dois desconhecidos, donos da mansão, batem à porta com notícias de um desastre iminente.

5. Aftersun (2022)

Trailer:

Nesse comovente longa dirigido e roteirizado por Charlotte Wells, acompanhamos a história de uma filha e um pai durante uma viagem de férias.

É final dos anos 90 e eles estão em um hotel na Turquia. Sophie tem 11 anos e seu pai Calum está passando por um momento difícil. Ele faz o possível para que a viagem seja inesquecível.

Vencedor de vários prêmios, esse é um filme imperdível.

6. O Assassino (2023)

Trailer:

Dirigido por David Fincher, O assassino traz uma atmosfera neo-noir para contar a história de um matador de aluguel que sempre realizou seus serviços de maneira fria e implacável.

Mas depois de ter cometido um grave erro e se tornar alvo de perseguição, ele começa a desconfiar de todos e até de si mesmo.

A produção, que vem sendo elogiada pelo público e pela crítica, conta com a participação da atriz brasileira Sophie Charlotte.

7. Camaleões (2023)

Trailer:

Estrelado por Benicio Del Toro e dirigido por Grant Singer, o longa-metragem é repleto de muito suspense e investigação.

O detetive Nichols é um homem destemido que investiga o cruel assassinato de uma jovem corretora de imóveis. O caso, aparentemente simples, se revela cada vez mais desafiador. Assim, Nichols passa a repensar suas certezas e sua vida.

8. Druk - Mais Uma Rodada (2020)

Trailer:

Com direção do dinamarquês Thomas Vinterberg, a narrativa alia drama e um pouco de comédia para trazer a questão o alcoolismo.

Na trama vemos quatro professores que se sentem desmotivados e sem propósitos. Assim, decidem testar uma teoria de que ao manter um nível de álcool no sangue seus problemas seriam melhor solucionados.

O filme, incluído no catálogo da Netflix em dezembro de 2023, foi bastante aclamado, recendo prêmios e uma aprovação de 93% no Rotten Tomatoes.

9. Leo (2023)

Trailer:

Comédia e aventura dão o tom para essa animação que promete envolver toda a família.

Leo (Adam Sandler) é um lagarto que passou a vida toda em um terrário com uma tartaruga em uma escola. Já idoso, ele sabe que tem pouco tempo de vida. Assim, decide bolar um plano para fugir do confinamento e aproveitar o tempo que lhe resta.

As coisas não saem como o planejado, mesmo assim ele acaba vivendo muitas surpresas e emoções.

10. Clonaram Tyrone (2023)

Trailer:

Essa divertida e explosiva produção dirigida por Juel Taylor chegou à Netflix em julho de 2023.

Aqui acompanhamos Fontaine, Yo-Yo e Slick Charles no centro de uma conspiração sinistra do governo estadunidense. Os três amigos precisarão reunir forças para resolver uma situação para lá de misteriosa e perigosa.

Se você procura por uma ficção cientifica cheia de ação, bom humor e suspense não pode deixar de assistir.

11. Mixed by Erry (2023)

Cena do filme Mixed by Erry mostra três rapazes de costas.

Mixed by Erry é uma produção da Netflix Itália do cineasta Sydney Sibilia. Se passa nos anos 80 e conta a história real de Enrico Frattasio, um jovem que trabalha em uma loja de discos e deseja ser DJ

Depois que a loja fecha, Enrico, ou Erry, recebe do seu patrão muitos discos não vendidos. Assim, se junta aos irmãos Pepe e Ângelo e começa a produzir fitas cassetes piratas, democratizando o acesso à música de forma ilegal e se tornando milionário.

12. Cabaré Eldorado - O alvo dos nazistas (2023)

Cena do filme Cabaré Eldorado, o alvo dos nazistas

O documentário alemão é assinado por Benjamin Cantu e Matt Lambert. Aborda a relação entre o famoso Cabaré Eldorado, frequentado pela comunidade LGBT+ nos anos 20 em Berlim e os horrores do nazismo.

No longa vemos como esse estabelecimento se transformou em motivo de perseguição à cultura queer naquele momento conturbado da história. O filme traz entrevistas, imagens de arquivo e a fala de especialistas.

13. A descoberta perfeita (2023)

Trailer:

Essa é uma comédia romântica dirigida por Numa Perrier baseada no livro de mesmo nome de Tia Williams.

Aqui somos apresentados à editora de moda Jenna Jones e seus dilemas profissionais e amorosos. Ao ser despedida do trabalho e terminar um relacionamento, Jenna embarca para Nova York buscando mudar de vida.

Lá começa a trabalhar para a milionária Darcy Hill e descobre que Eric, o filho da patroa, é o homem por quem havia se apaixonado pouco tempo antes. Para piorar, Eric passará a trabalhar na mesma empresa. Agora Jenna precisa escolher entre o amor ou a carreira.

14. Fome de sucesso (2023)

cena do filme Fome de sucesso mostra mulher oriental com roupa de cozinheira em frente uma fogueira

Essa é uma produção dirigida pelo tailandês Sittisiri Mongkolsiri que vem se destacando entre o público e a crítica. A história acompanha a jovem Aoy, uma cozinheira humilde que ganha a oportunidade de trabalhar como aprendiz em um restaurante renomado.

Ela fica entusiasmada com o novo trabalho e com a chance de se tornar uma chef de cozinha. Mas a convivência com o chef Paul e seu comportamento agressivo podem ser um grande obstáculo.

15. Agente infiltrado (2023)

cena do filme agente infiltrado mostra um homem segurando no colo um  menino em meio a um cenário de guerra

Com direção de Morgan S. Dalibert, esse filme de ação francês promete adrenalina e suspense. Aqui seguimos os passos de Adam Franco, um agente secreto que busca frear um ataque terrorista de um grupo de mafiosos.

Entretanto, ao conhecer e se afeiçoar ao filho de um dos criminosos, Adam terá que fazer escolhas difíceis.

16. O método de Stutz (2022)

Cartaz do filme O método Stutz mostra homem com as mãos na cabeça em foto preto e branco.

Esse é um documentário idealizado e dirigido pelo ator e comediante norte-americano Jonah Hill.

No longa, que tem 96 minutos, vemos o ator conversando com famoso psiquiatra Phil Stutz sobre diversos assuntos íntimos e somos apresentados ao método terapêutico de Stutz, que promete fugir das terapias convencionais e ajudar os pacientes a superar traumas complexos.

17. Nada de Novo no Front (2022)

Trailer:

Com direção e roteiro de Edward Berger, Nada de Novo no Front é uma adaptação do livro de mesmo nome de Erich Maria Remarque.

A narrativa acompanha a vida do jovem Paul Baumer e dois amigos. Imbuídos de forte sentimento patriótico, eles decidem se alistar no exército alemão e servir na Primeira Guerra Mundial. Mas quando chegam ao front, logo se deparam com a terrível realidade da barbárie.

Um filme que trata de forma crua a brutalidade da guerra e o descaso com as vidas de milhares de adolescentes que deram sua juventude em nome de um projeto de poder.

18. Meu Pai (2021)

cena do filme Meu pai mostra homem idoso sentado em poltrona

Meu pai é uma produção de 2021 ganhadora de diversos prêmios, incluindo o Oscar de melhor ator para Anthony Hopkins, que estrela o filme ao lado de Olivia Colmam.

Baseado em uma peça de teatro, a trama conta sobre um homem idoso que está cada vez mais vulnerável, mas nega a ajuda da filha e passa a entrar em um mundo paralelo, suspeitando de todos e de seu entorno.

19. Mães Paralelas (2021)

Cena do filme Mães Paralelas

Com estreia na Netflix em fevereiro de 2022, Mães Paralelas traz Penélope Cruz como protagonista em uma narrativa emocionante e sensível.

Do aclamado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, a história gira em torno de duas mães solos que se conhecem no hospital e entram em trabalho de parto no mesmo dia.

Como é esperado de Almodóvar, o drama traz assuntos complexos e mostra a maternidade sem idealizações. Além disso, ele consegue unir à narrativa elementos históricos referentes à Guerra Civil espanhola e os assassinatos cometidos pela Falange Espanhola, grupo fascista da década de 1930.

Além dessa recente produção é possível encontrar no catálogo da Netflix filmes antigos e clássicos do diretor.

20. Não Olhe para Cima (2021)

Riverdance - Uma Aventura Dançante (2021)

Com direção e roteiro de Adam McKay, o filme norte-americano de ficção científica e comédia é também uma sátira ao panorama político e social da atualidade.

Os protagonistas, Kate e Randall, são uma dupla de astrônomos que faz uma terrível descoberta: a Terra está prestes a ser destruída por um cometa. A partir daí, eles procuram alertar a mídia, mas são descredibilizados e ridicularizados.

Considerado uma metáfora para a crise climática e o negacionismo, o longa bateu recorde de audiências quando foi disponibilizado na Netflix.

21. A Filha Perdida (2021)

A Filha Perdida (2021)

Baseado no romance homônimo de Elena Ferrante, o drama norte-americano foi dirigido por Maggie Gyllenhaal, que também assinou o roteiro.

Leda é uma professora que se encontra sozinha, já que suas filhas decidiram passar as férias com o pai. É aí que ela viaja para a Grécia e conhece Nina, uma jovem mulher acompanhada pela sua filha pequena.

A partir daí, Leda começa a desenvolver uma relação estranha com a nova amiga. O filme, aclamado pelo público, reflete acerca da maternidade e seus desafios constantes.

22. A Mão de Deus (2021)

A Mão de Deus

O drama biográfico italiano, dirigido por Paolo Sorrentino, é passado na cidade de Nápoles, durante a década de 80. A trama foi inspirada na juventude do diretor, narrando o seu percurso de vida.

Fabietto, o protagonista, é um adolescente apaixonado por futebol que fica órfão de uma maneira trágica e repentina. Daí em diante, ele vai sobrevivendo graças ao cinema, que acaba se tornando a sua profissão.

23. Como me Apaixonei por um Gângster (2022)

Como me Apaixonei por um Gângster (2022)

A obra polonesa de drama e crime, dirigida por Maciej Kawulski, narra a biografia de Nikodem Skotarczak, um dos bandidos mais notórios do país. O enredo é contado através da perspectiva de uma mulher misteriosa que viveu um romance com ele.

Na trama, podemos assistir os momentos mais marcantes da sua trajetória, conhecendo a ascensão e a queda de "Nikos" no mundo da máfia.

24. 7 Prisioneiros (2021)

7 Prisioneiros (2021)

A produção brasileira de drama e suspense foi dirigida por Alexandre Moratto, conquistando a crítica e o público. A história é protagonizada um grupo de adolescentes que vivem em condições precárias e aceitam uma proposta de trabalho num ferro velho.

De repente, eles percebem que foram aliciados para uma rede de tráfico humano. Sem outra escapatória, um deles passa a agir como ajudante do seu captor.

O longa conquistou a atenção internacional, confrontando os espectadores com a dura realidade da escravidão moderna, que permanece escondida em diversas partes do mundo.

25. A noite do fogo (2021)

Reze pelas Mulheres Roubadas (2021)

Com direção de Tatiana Huezo, o drama mexicano será o representante do país para o Oscar deste ano. O enredo é passado numa região isolada nas montanhas, onde as garotas precisam cortar seus cabelos e se esconder para fugir da violência.

As protagonistas são três meninas que vivem entre as brincadeiras e a inocência própria da idade. No entanto, elas precisam escutar os conselhos de suas mães e descobrir formas de evitar os sequestradores que atacam por ali.

Retratando os perigos de um cenário onde o machismo é levado a pontos extremos, a obra emocionou e conquistou os espectadores.

26. O Páramo (2022)

O Páramo (2022)

O filme espanhol de terror e drama é uma produção original da Netflix, com direção de David Casademunt. O enredo acompanha uma pequena família que optou por viver de forma pacífica, numa região isolada de tudo.

No entanto, a chegada de uma criatura maligna, que passa a assombrá-los, vem alterar a sua rotina. Daí em diante, Lucía precisa fazer de tudo para proteger o seu filho.

27. O Tigre Branco (2021)

cartaz do filme O tigre Branco

A produção indiana O tigre branco é baseada no livro best-seller de mesmo nome de Aravind Adiga.

Com uma trama surpreendente e polêmica, o filme, dirigido por Ramin Bahrani, aborda a desigualdade econômica e o sistema de castas na Índia, colocando em evidência grandes conflitos sociais.

O longa tem sido muito elogiado e venceu o Festival de Cinema Asiático de 2021, sendo indicado também a outros prêmios.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.