Deusa Ártemis: significado e mitologia
Ártemis na mitologia grega é a deusa da caça, dos animais, da Lua e dos nascimentos. Ela também é a protetora das crianças e das mulheres. Na mitologia romana ganhou o nome de Diana e continuou sendo venerada.
Sua simbologia está relacionada à independência e à castidade, pois nunca precisou de um companheiro para exercer sua completude e integridade.
Significado de Ártemis
Ártemis (ou Diana) tem como significado a valorização da individualidade, da autonomia e da capacidade de "se bastar" para ser completa e ter satisfação na vida.
Esse arquétipo está intensamente relacionado à liberdade, coragem e independência. A deusa está também ligada a ideia de cumplicidade e união entre mulheres (que pode ser chamado atualmente de sororidade).
Mito de Ártemis
Filha do deus Zeus com a titânide Leto, Ártemis é irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol. Nasceu antes que o seu irmão e presenciou as dores do parto de sua mãe. Esperta e independente, Ártemis ajudou a mãe a dar à luz a Apolo, se tornando sua tutora.
Quando jovem, a deusa se encontrou com o pai, Zeus, e lhe fez alguns pedidos. O mais importante deles era a promessa de que se manteria virgem para sempre. Vale destacar que a ideia de virgindade e castidade aparece aqui como um símbolo de pureza e autonomia, e não de ingenuidade ou timidez.
Também pediu a liberdade para viver na floresta com um grupo de ninfas e que pudesse ter vários nomes.
A deusa é representada vestindo uma túnica e empunhando arco e flecha, além de estar sempre na companhia de animais.
Apesar de amorosa e protetora das crianças e das mulheres, sobretudo as que estão prestes a se casar, Ártemis possui um lado bastante intolerante e vingativo.
A mitologia conta que puniu cruelmente aqueles que tentaram abusar dela. Um deles é Actaeon, exímio caçador que a viu nua e a assediou, e por isso foi convertido em um cervo e caçado pelos seus companheiros.
Reverência à Ártemis
Bastante cultuada na antiguidade, a deusa ganhou um local sagrado em sua homenagem, chamado de Templo de Ártemis. A construção foi erguida em Éfeso, antiga cidade grega localizada em Jônia.
Construído no século VI a.C, o templo era um dos maiores e está entre as 7 maravilhas do mundo antigo.
Muitas celebrações e festividades foram realizadas para honrar a divindade, assim como outras figuras da mitologia grega.
Você também pode se interessar: