De Élfico a Dothraki: 5 línguas da ficção que você pode começar a falar hoje mesmo
Aldol!* Alguns autores de livros, filmes e séries são tão geniais que foram capazes de criar línguas próprias para os universos que conceberam. Inventadas para dar mais realismo e profundidade às histórias, algumas delas transcenderam suas obras originais.
Idiomas fictícios como o Na'vi, de Avatar, e o Quenya, do universo de O Senhor dos Anéis, por exemplo, conquistaram uma comunidade de fãs dedicados, que estudam, aprendem e se comunicam através deles. Outros, apesar de igualmente famosos, são impossíveis de serem falados.
Ficou curioso? Pois se prepare, que reunimos 5 idiomas fantásticos que saíram da ficção e ganharam o mundo real.
* Aldol! significa bem-vindo em Sindarin.
Hanyalyen?
(tradução: "você entende?", em Quenya)
O escritor britânico J.R.R. Tolkien criou algumas línguas élficas para os universos de fantasia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Todas elas são inspiradas no finlandês, galês e latim e, somadas, reúnem mais de 7 mil palavras.
Tolkien não apenas elaborou os idiomas, mas também desenvolveu suas histórias, mitos e tradições. Duas delas, no entanto, ganharam grande popularidade entre os fãs, devido à sua complexidade, vocabulários extensos e, até mesmo, sistemas de escrita próprios.
Um deles é o Quenya, um idioma mais rebuscado, falado pelos alto-elfos. É considerada uma língua nobre e sagrada, usada principalmente em cerimônias e poesias. Já o Sindarin é mais prático e coloquial, normalmente utilizado pelos elfos da Terra-Média.
Frases em Quenya:
- Alatulya: Bem-vindo.
- Man esselya ná?: Qual é o seu nome?
- Nai aurelya nauva mára!: Tenha um bom dia!
- Vandë omentaina: Prazer em conhecê-lo.
Frases em Sindarin:
- Aldol!: Bem-vindo!
- Novaer: Até a próxima.
- Na vedui!: Finalmente!
- Pedil edhellen?: Você fala élfico?
Dothraki: mais de 1 milhão de falantes
O Dothraki é um idioma desenvolvido pelo linguista norte-americano David J. Peterson especialmente para a série de TV Game of Thrones. A língua fictícia foi criada por George R. R. Martin para sua série de livros, As Crônicas de Gelo e Fogo, mas não havia sido desenvolvida pelo autor.
Por isso, Peterson precisou se basear no que estava descrito na obra e, ao mesmo tempo, desenvolver algo que fosse facilmente pronunciado pelos atores. Foi inspirada em idiomas como estoniano, inuktitut, turco, russo e suaíli. Já a pronúncia seria uma mistura do árabe com o espanhol.
A língua fictícia falada pelos dothrakis, um povo nômade e guerreiro, conta com mais 4 mil palavras e estima-se que haja uma comunidade de 1,2 milhão de falantes. Os interessados em aprender podem consultar o livro de Peterson chamado Aprenda a Língua de Game of Thrones.
Frases em Dothraki:
- M’athchomaroon!: Olá!
- San athchomari yeraan!: Obrigado!
- Qoy Qoyi: Sangue do meu sangue.
- Asshekhqoyi vezhvena!: Feliz aniversário!
Klingon: missão impossível?
Criado pelo linguista norte-americano Marc Okrand para a franquia Star Trek, o Klingon se tornou um símbolo da cultura nerd e da comunidade de ficção científica. Desenvolvida para ser o idioma dos klingons, raça de alienígena guerreira, conta com cerca de 3.500 palavras.
A língua tem gramática, vocabulário e um sistema de escrita próprios e foi idealizada para parecer mesmo algo de outro planeta. É repleta de sons guturais e consoantes aspiradas.
Se ainda assim estiver disposto a tentar aprender, Okrand escreveu livros e outros materiais, como o Dicionario da Língua Klingon e The Klingon Way (sem tradução para o português) para ajudar nessa missão. Mas deixamos avisado que não deve ser uma tarefa fácil: estima-se que apenas 100 pessoas falem o idioma fluentemente em todo o mundo.
Frases em Klingon:
- bIpIv'a'?: Como você está?
- nuqDaq ‘oH puchpa’’e’?: Onde é o banheiro?
- 'arlogh Qoyli’pu’?: Que horas são?
- jIyajbe: Não entendi.
Aprenda Na'vi online
Na'vi é o idioma desenvolvido pelo linguista norte-americano Paul Frommer especialmente para a série de filmes Avatar. A língua é falada pelos Na'vi, habitantes do fictício planeta de Pandora.
Com uma gramática elaborada, um vasto vocabulário e uma fonologia distinta, foi criado para ser funcional e aprendida pelos humanos (inclusive, na ficção). Algo que, sem dúvidas, os fãs gostaram muito.
Atualmente, há tanto um site para quem deseja aprender a língua gratuitamente (o LearnNavi.org), como aplicativos desenvolvidos com esse objetivo.
Frases em Na'vi:
- kaltxì: Olá!
- Ngaru lu fpom srak?: Você está bem?
- Smon nìprrte: Prazer em conhecê-lo.
- Smon nìprrte: Eu te amo.
Ofidioglossssssssssssssssia
É uma língua da ficção menos desenvolvida, mas, nem por isso, deixa de impressionar. Criada pela escritora britânica J. K. Rowling para a série de livros e filmes de Harry Potter, a Ofidioglossia é a língua das cobras. Na história, apenas aqueles com uma rara habilidade mágica são capazes de se comunicar com os répteis.
Se assemelha ao chiado de uma cobra, repleto de sons de "S", como se tivesse a língua bifurcada. Há ainda elementos que se assemelham ao árabe e dialetos do Niger-Congo. É praticamente impossível de ser reproduzida pelos trouxas (como são chamados os não bruxos no universo mágico).
Você também vai curtir: